SolidWorks Motion em Seu Projeto
top of page
Buscar
  • Foto do escritorMarcela Marcos

SolidWorks Motion em Seu Projeto

Para que serve a ferramenta e como ela pode melhorar seu trabalho?


Para que Serve SolidWorks Motion?


Todo mundo gosta de saber de recursos que podem ajudar na hora de desenvolver planos mais eficientes possível, certo? No texto de hoje vamos abordar como o Motion quanto ferramenta do SolidWorks (SW) pode te ajudar a desenvolver projetos que sejam cada vez mais eficientes!


O estudo de Simulação de Movimento no SW consiste basicamente em “Simulações gráficas de movimento para modelos de montagem. Você pode incorporar propriedades visuais como iluminação e perspectiva da câmera em um estudo de movimento. Os estudos de movimento não mudam o modelo de montagem ou suas propriedades. Eles simulam e animam o movimento que você indica como modelo.”, de acordo com um artigo de suporte no site da companhia desenvolvedora do software.


Exemplo de desenho realizado no software

Fonte: Aula 368 - Curso SolidWorks Motion Aula 03 - SolidWorks Marcelo Pereira


De acordo com o site de suporte do SW é possível utilizar a ferramenta básica de movimento para “aproximar os efeitos de motores, molas, colisões e gravidade em montagens. O Basic Motion leva em consideração a massa no cálculo do movimento. A computação básica de movimento é relativamente rápida, então você pode usá-la para criar animações dignas de apresentações usando simulações baseadas em [princípios da] física.”.


Por Qual Motivo Usar?


O motivo do uso da ferramenta de simulação ser tão importante, consiste em ser o modelo mais próximo da realidade do projeto executado. De acordo com José Carvalho todo o produto em desenvolvimento precisa de ferramentas de engenharia para que possa “responder rapidamente questões para a melhor definição de um projeto, como a simples definição de um material até qual a espessura necessária para que não ocorra falha por fadiga, flambagem ou tensões, dependendo da aplicação e do projeto.”. E essas características são essenciais para garantir a segurança do que está em desenvolvimento, e o quanto antes isso acontece mais eficiente (rápido e gastando um menor valor) todo o processo de criação se torna.


Dessa maneira, por meio da ferramenta, é possível simular através de uma “imitação” do exato material e suas propriedades, suas características físicas e as condições de ambiente: como o produto se comportará. De acordo com a empresa responsável pelo desenvolvimento do software, o Motion Simulation “proporciona informação quantitativa completa sobre a cinemática – posição, velocidade, aceleração, e dinâmica - incluindo reações conjuntas, forças inerciais e requisitos de energia de todos os componentes de um mecanismo em movimento.”. Dessa maneira, detalhes podem ser ajustados antes mesmo da produção de um protótipo do que está a ser desenvolvido.


A simulação do projeto considerando as propriedades físicas do objeto é o que garante a melhor forma de desenvolver um produto gastando menos dinheiro e menos tempo, como já mencionando aqui anteriormente. Dessa maneira, o cliente que busca soluções de engenharia torna-se cada vez mais seguro de que essa é a melhor forma de seguir crescendo como empresa ou profissional.


Quer saber mais sobre o tema?


Caso tenha se interessado pelo tema, mas não sabe por onde começar, você pode conferir nosso novo curso! O lançamento ocorreu dia 30 de abril de 2020 e, se trata exatamente de um curso de SolidWorks Motion. A intenção é de que com esse material, seja possível aprender “Simulação de movimento de conjuntos mecânicos com animações básicas e Análises de movimento considerando propriedades físicas!”, de acordo com Marcelo Pereira.



Curioso e quer saber um pouco mais antes de adquirir o curso? Acesse um de nossos vídeos sobre o tema:






Referências


CARVALHO, José Filipe Trilha de. Por que devo escolher o SOLIDWORKS Simulation como ferramenta de projeto.

2020. Disponível em: <https://www.ska.com.br/ska/blog/por-que-devo-escolher-o-solidworks-simulation-como-ferramenta-de-projeto>. Acesso em: 04 maio de 2020.

Dassault Systèmess Website. Introduction to Motion Studies. <http://help.solidworks.com/2019/English/SolidWorks/motionstudies/c_introduction_to_motion_studies.htm>. Acesso em 04 maio de 2020

Dassault Systèmes SolidWorks Corp. Understanding Motion Simulation. Disponível: <https://www.solidworks.com/sw/images/content/Training/SIM_Motion_UnderstandingMotion_WP_ENG.pdf>. Acesso em: 04 maio de 2020


353 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page