Estruturas Parametrizadas
top of page
Buscar
  • Foto do escritorMarcela Marcos

Estruturas Parametrizadas

E como o SolidWorks te ajuda a elaborar um projeto eficiente e facilmente editável!


O que são?

Partindo da compreensão básica do que são ambas as palavras, temos a definição do dicionário Priberam de que estrutura pode ser entendido como “Modo como as diferentes partes de um todo estão dispostas” e parametrizar refere-se a “Definir os parâmetros” ou “Representar por meio de parâmetros”. Partindo disso, entendemos que estruturas parametrizadas são: partes diferentes de um todo, definidas por parâmetros pré-estabelecidos e que são organizados da melhor maneira para o melhor aproveitamento de tempo, materiais e elementos que façam a estrutura ser o mais eficiente possível por meio de cálculos geométricos que buscam aumentar essa precisão.

Sobre isso, o autor Felipe Silva em seu artigo “Concepção interativa e parametrizada de edifícios de múltiplos pavimentos em concreto armado” escreve que: A geração automática de componentes de uma edificação aliada à parametrização permite uma significativa melhora na procura de soluções ótimas e mais adequadas durante o processo de projeto (SILVA, 2017). Confira abaixo imagens de como essas estruturas são apresentadas no software e em uma construção respectivamente:


Figura 1: Elaboração de Projeto de estrutura metálica

Fonte: Aula 229 - Galpão Estrutura Metálica - SolidWorks - Marcelo Pereira


Figura 2: Estrutura metálica erguida em construção

Fonte: https://portal.fei.edu.br/Pagina/engenharia-civil


Por qual motivo usar o SolidWorks em seu projeto? No caso das estruturas metálicas parametrizadas, o uso do SolidWorks no desenvolvimento do projeto, contribui para a realização de um planejamento eficiente e intencional. Já que o software possui ferramentas que permitem a edição dos valores inseridos, bem como a categorização desses números, o que contribui para uma customização bastante hábil em seus projetos.

Temos um vídeo em nosso canal do YouTube chamado “Curso Estruturas Met. Parametrizadas Tabela de Projeto - Solidworks - Marcelo Pereira” e, logo no primeiro minuto de vídeo é possível observar o quão prática a possibilidade de modificação dos valores pode ser.

Ao criar um projeto, você planilha os valores e a partir disso realiza as derivações! E a partir do momento que a estrutura está criada, é possível gerar também a folha de desenho. Caso houver por exemplo, o desenho de um projeto semelhante (uma plataforma como exemplificado no vídeo), é possível escolher qual das estruturas será representada na folha do desenho, ou seja, todas as dimensões são alteradas automaticamente (bem como a lista de materiais).

Como exemplo temos aqui a imagem do projeto realizado no vídeo do lançamento do minicurso de parametrização:


Figura 3: Exemplo de Estrutura Parametrizada.

Fonte: Apresentação do Minicurso: Exemplificação da Alteração de Dimensões


Tem algum interesse específico nesse assunto? Nós temos vários vídeos no canal que podem ajudar vocês a aprenderem mais sobre! Algumas indicações abaixo:


Aula 229 - Galpão Estrutura Metálica - Solidworks - Marcelo Pereira


Curso Estruturas Met. Parametrizadas Tabela de Projeto - Solidworks - Marcelo Pereira


Caso você já tenha tido acesso aos vídeos anteriores e precisa saber um pouquinho mais sobre? Nós temos um minicurso de Estruturas Parametrizadas + Tabela do Excel que custa R$ 49,90:

Figura 4: Minicurso de Estruturas Parametrizadas.

Fonte: Arquivo Pessoal


Link para comprar o mini curso de Estruturas Parametrizadas aqui! E caso já tenha o curso, mas ainda assim tem alguma dúvida sobre esse assunto específico? Entre em contato conosco, pode ser por qualquer uma das nossas redes sociais ou também pelo nosso e-mail de contato: contato.marcelosolidworks@gmail.com.

Referências

DICIONÁRIO PRIBERAM. Estrutura. Disponível em: <https://dicionario.priberam.org/estrutura>. Acesso em 23 jun. 2020.


.___. Parametrizar. Disponível em: <https://dicionario.priberam.org/parametrizado>. Acesso em: 23 jun. 2020. SILVA, F.T. Concepção interativa e parametrizada de edifícios de múltiplos pavimentos em concreto armado. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos. v.12 n.1 p9-27 Jan/Abr 2017.Disponível em: <http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v12i1.99212>. Acesso em 24 ago. 2020.


970 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page