O que é SolidWorks?
top of page
Buscar
  • Foto do escritorMarcela Marcos

O que é SolidWorks?

Atualizado: 29 de abr. de 2020

Breve histórico, principais usos e como o software revolucionou a indústria

Exemplo de desenho realizado no software.

Fonte: Aula 12 - SolidWorks Criando Roda de Carro - Marcelo Pereira


Sabemos que se você está lendo esse texto, é muito provável que ao menos alguma noção do que é o software você deve ter. No entanto, gostaríamos de trazer uma nova perspectiva sobre o que é, por meio da apresentação de alguns dados sobre a história do SolidWorks (SW).


Primeiramente, caso você não saiba, SW é um software de computação gráfica baseado no conceito de CAD (Computer Aided Design) termo mais conhecido, que também tem a sua versão em português: DAC (Desenho Assistido por Computador). Esses programas de computador foram desenvolvidos como ferramenta de auxílio à projetos de diversos profissionais como: engenheiros, arquitetos, agrimensores.


De acordo com Gustavo Souza do portal “AprenderWeb” ele é “Indispensável para o desenho técnico e industrial atual, para criar, adaptar e otimizar projetos”, bem como desempenha papel fundamental em projetos que exigem “informações como dimensões, escalas, tolerâncias e medidas para que seu resultado seja utilizado em impressões, processos de fabricação e usinagem.”.



Breve Histórico


O SW especificamente, foi criado em 1993 por Jon Hirschtick enquanto ele era membro do MIT Blackjack (Massachusetts Institute of Technology, em português: Instituto de Tecnologia de Massachusetts, e o grupo “Blackjack” renderia um texto exclusivo só sobre o assunto). Por meio dos trabalhos relacionados a esse grupo, Jon pode lucrar 1 milhão de dólares e investiu esse dinheiro na contratação de um grupo de engenheiros com a intenção de criar um software de CAD 3D: “que fosse acessível, não muito caro e disponível para computadores com Windows.”, de acordo com o texto do portal Scan2cad.

Em novembro de 1995 o SolidWorks foi lançado, esse, foi “o primeiro modelador significante para Windows. E provou ser um grande passo na subsequente evolução do CAD. Enquanto o AutoCAD foi lançado muito antes, o SolidWorks trouxe algo novo para mesa – modelagem em 3D. Consequentemente, CAD 3D se tornou o ponto foco da década de 1990. Dentro de meses, o software mudou a forma como engenheiros traziam suas criações à vida”

Em 1997 a empresa foi comprada pela companhia francesa Dassault Systèmes. No entanto, Jon Hirschtick continuou a frente das operações da empresa pelos próximos 14 anos, quando saiu e fundou uma nova empresa.



Por Quem é Usado?


Atualmente o software é utilizado por diversos parceiros ao redor do mundo, de pequenas empresas à grandes corporações! A praticidade e otimização de tempo e materiais é algo extremamente rentável, necessário e seguro para o desenvolvimento de projetos que sejam cada vez mais confiáveis.


O principal foco de uso está relacionado à engenharia, no entanto, é também muito utilizado por designers e outros profissionais que precisem de tecnologia de desenho em 3D. O uso ocorre nos seguintes nichos: Engenharia Espacial, Construção, Fabricação, etc. Desde o seu lançamento “SW viu 26 versões. Cada versão oferecendo mais capacidades e melhorias”.



Exemplo de desenho realizado com o software.

Fonte: Aula 353- 9 26 - Análise Pressão no Coletor - Curso Flow Simulation


Conclusão


Esperamos que tenham gostado desse tipo novo de conteúdo aqui no site! Nossa expectativa é que juntos possamos fazer desse espaço um local de aprendizado e troca de experiências. Teremos ao menos dois textos informativos por mês. Caso tenham algum assunto específico que queiram saber mais sobre, nos escreva um e-mail com a sugestão.





Referências


BETHANY. A Brief History of SolidWorks. Disponível em: <https://www.scan2cad.com/cad/solidworks-history/ >. Acesso em: 27 de abril de 2020.

Dassault Systèmes Website. History From Digital Mock-up to 3DEXPERIENCE. Disponível em: <https://www.3ds.com/about-3ds/history/ >. Acesso em 28 de abril de 2020.

SOUZA, Gustavo. O que é CAD – Computer Aided Design. Disponível em: <https://www.aprenderweb.com.br/blog/cad/o-que-e-cad-computer-aided-design/>. Acesso em 27 de abril de 2020.


445 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page